- História
- Missão, Visão e Valores
- Organograma
- Órgãos Sociais
- Documentos Institucionais
Instituição
O Ninho dos Pequenitos é uma obra criada nos anos 30 do século passado pelo Prof. Bissaya Barreto, tendo como objetivo a proteção da criança. As primeiras instalações estavam localizadas onde atualmente se encontra o edifício da Associação Académica de Coimbra e nessa altura foi criado para internamento de crianças em risco de contágio, por tuberculose da mãe.
Em 1963, foi integrado na Obra de Assistência Materno Infantil Bissaya Barreto, atualmente Maternidade Bissaya Barreto.
Em 1988, foi incluído num projeto que se traduziu na criação da Unidade de Intervenção Precoce na Relação Mãe/Filho do Centro Hospitalar de Coimbra (Maternidade Bissaya Barreto) através da Portaria nº 532/91 publicada no DR I Série B a 20/06/91.
Em 1990 foram equacionados contactos vários com o Centro Regional de Segurança Social de Coimbra e com a Fundação Bissaya Barreto que conduziram à celebração de um acordo de cooperação com esta Instituição, o qual veio a ser denunciado pela Fundação Bissaya Barreto a 15/04/04.
Em Outubro de 2004 é celebrado um protocolo entre o Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra e a SORRISO – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, tendo sido atribuída a esta associação a tutela do Ninho dos Pequenitos.
Em 2006 a SORRISO foi constituída como Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública (Diário da República, n.º 218, II Série de 13 de Novembro de 2006).
Atualmente a SORRISO tem celebrado acordo atípico com o Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra, bem como um Protocolo com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Missão
Acolher crianças em situação de perigo. Desenvolver respostas no âmbito do acolhimento temporário de crianças. Prestar serviços a crianças privadas de meio familiar, dos 0 aos 6 anos.
Visão
Ser reconhecida como uma IPSS de referência no Distrito de Coimbra.
Implementar políticas e práticas de referência na qualidade e inovação no acolhimento infantil.
Valores
Garantir os cuidados adequados às suas necessidades.
Valorizar a Criança
Garantir os cuidados adequados às suas necessidades. Promover os direitos consagrados na Convenção dos Direitos da Criança. Facultar condições promotoras da saúde, educação e desenvolvimento integral da criança.
Intervenção centrada no Interesse Superior da Criança
Conduzir o processo de intervenção, desde o acolhimento até à desinstitucionalização da criança, tendo como base o respeito pela privacidade, individualização e integração da criança na comunidade envolvente.
Ser Parceiro
Promover a cooperação com entidades da comunidade envolvente, de modo a identificar necessidades e desenvolver estratégias que possibilitem a concretização dos nossos objetivos e novos projetos.
Melhoria Contínua
Ser uma IPSS em constante aperfeiçoamento, com introdução de novas práticas, mediante o envolvimento dos órgãos sociais, profissionais, parceiros, voluntários, sócios e comunidade.
Assembleia Geral
Presidente – Mª Dulce Gil Agostinho
1º Secretário – Mª Margarida Cordeiro Porto
2º Secretário – Carlos Lemos de Carvalho
Direção
Presidente – Mª Albertina Costa
Vice-Presidente – Mª de Fátima Negrão
Tesoureira – Margarida Fonseca
1º Vogal Efetivo – Mª Luísa Abrantes Veiga
2º Vogal Efetivo – Sara Figueiredo
Suplentes:
Joaquim Pitorra
Ilda Marques
Sofia Morais
Ana Dias
Isabel Santos Silva
Conselho Fiscal
Presidente – Mª Céu Almeida
1º Vogal efectivo – Ana Paula Gaudêncio
2º Vogal efectivo – Elsa Silva
Suplentes:
Rita Pinheiro
Miguel Branco
Conceição Ramos
|